6 dicas para cuidar da saúde oral no Natal
- Para aproveitar as festividades sem comprometer a saúde dentária, é fundamental manter um equilíbrio e desfrutar da gastronomia natalícia com moderação.
- A melhor defesa é uma higiene oral adequada e o acompanhamento regular por um profissional de Medicina Dentária.
- Consulte as nossas dicas e reforce os cuidados com a saúde oral durante esta época festiva.
Cuidar da saúde oral é um compromisso com a saúde geral, qualidade de vida e autoestima.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde oral é o estado da boca, dos dentes e das estruturas orofaciais que permite aos indivíduos desempenhar funções essenciais relacionadas com a alimentação e respiração, estando ainda intimamente ligada com o bem-estar geral de cada indivíduo.
A época natalícia facilita a quebra de algumas rotinas e a alteração dos hábitos alimentares, com vários excessos e maior ingestão de doces.
É possível aproveitar o Natal e consumir os pratos típicos sem comprometer a saúde oral. Consulte as nossas dicas e previna atempadamente o desenvolvimento de patologias orais.
1. Manter a rotina de higiene oral
Entre festas, jantares e trocas de prendas, é importante manter a rotina dentária habitual, dado que esta é a melhor defesa contra o consumo excessivo dos doces do Natal.
Assim sendo, deve:
- Escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, de preferência 30 minutos após as refeições;
- Optar por pastas dentífricas que contenham flúor, pois este é um agente antibacteriano que ajuda a prevenir a proliferação das bactérias que se alimentam dos restos dos doces;
- Utilizar fio dentário, uma vez ao dia, para garantir a máxima higienização oral;
- Complementar a higiene com um elixir anti-cáries, para garantir uma proteção adicional contra as cáries dentárias;
- Não beber ou comer durante 30 minutos após a higienização oral para garantir o seu efeito.
É também muito importante que os pais incentivem os mais novos a manterem as boas práticas de higiene oral, e a preocuparem-se com a saúde dentária, mesmo durante as férias escolares.
2. A moderação é fundamental
“Petiscar” faz parte dos convívios natalícios, mas deve evitar consumir doces de hora a hora. A ingestão de doces ao longo do dia vai promover a acumulação de placa bacteriana, o que deixa a boca mais suscetível ao tártaro, cáries e outros problemas.
Assim sendo, para prevenir que as bactérias se alimentem e se mantenham vivas, a ingestão de doces deve ser feita apenas após as refeições principais.
3. Cuidado com os alimentos rígidos
Trincar alimentos muito rígidos pode provocar dentes lascados ou partidos. Alguns alimentos como os caramelos e os frutos secos, por exemplo, são difíceis de mastigar, principalmente para pessoas com próteses dentárias ou aparelhos. Também comportamentos como abrir nozes, embalagens ou garrafas com a boca devem ser evitados dado que podem causar uma emergência odontológica.
4. Limitar o consumo de bebidas ácidas, álcool e tabaco
Evite o excesso de bebidas ácidas, como refrigerantes gaseificados, pois podem desgastar o esmalte dos dentes. Se optar por consumir bebidas com gás, utilize uma palhinha para reduzir o contato com os dentes.
O consumo excessivo de álcool é uma das principais causas das doenças das gengivas. É importante moderar a ingestão de bebidas alcoólicas seja nesta altura do ano, ou em qualquer outra época.
Da mesma forma, o tabaco também deve ser evitado, dado que tem substância tóxicas que alteram os tecidos da boca podendo levar ao desenvolvimento de doenças nas gengivas e cancro da boca.
5. Kit de viagem
Se vai aproveitar esta época para viajar, deve levar um kit de higiene oral na bagagem, incluindo uma escova de dentes, pasta dentífrica e fio dentário. Ao levar o kit, assegura que tem uma adequada higiene oral diária onde quer que passe as festividades.
6. Consulta de rotina
Aproveite as férias do Natal e como medida preventiva, marque uma consulta de check-up geral, de forma a evitar situações desagradáveis que possam estragar esta quadra festiva. Consulte a nossa Rede Médica para encontrar o especialista de Medicina Dentária mais próximo de si.
Os cuidados referidos ao longo deste artigo são essenciais para uma boa saúde oral ao longo de todo o ano. Cuidar da saúde oral é um compromisso com a saúde geral, qualidade de vida e autoestima.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: