Banhos que curam

Relaxamento
Última atualização: 16/12/2022

Portugal é um dos países mais ricos do mundo em águas mineromedicinais, por isso mesmo foram criadas as termas. As termas têm como objetivo tratar problemas do dia a dia, nomeadamente, o stress e o cansaço, entre outros. Se precisa de relaxar, aproveite e "vá a banhos", a sua saúde agradece!

Numa sociedade onde todos temos pressa, em que a vida passa a correr de um lado para o outro, em que a qualidade de vida é muitas vezes esquecida, surgem-nos, do passado, as termas.

Ligadas à água, elemento essencial relaxante, transparente, calmo, terapêutico, as termas são o local por excelência para tratar maleitas variadas que vão desde o cansaço, dores e stress, a problemas mais importantes como queixas osteoarticulares, asma e sinusite. Por vezes, sente-se necessidade de parar, fazer uma pausa, uma introspeção e verificar se a vida que levam é de facto a vida que as deixa felizes e realizadas. Claro que esta atitude de mudança nem sempre é fácil de concretizar. Por comodismo, ou até mesmo por medo, é-nos difícil assumir que a nossa vivência diária pode ser alterada e otimizada. Um bom ponto de partida pode ser uma ida às termas. Porque não? Há muito que uma ida às termas deixou de ser considerada uma atividade quase exclusiva da terceira idade ou de alguém que tenha uma doença. Hoje o termalismo assume-se como um novo conceito de wellness onde existe não só para tratar doenças, mas também para revigorar o corpo e a mente. O stress, pode agora ser também aliviado num dos muitos programas das diversas estâncias termais distribuídas pelo nosso país.

Este tipo de tratamento visa retirar todas as vantagens dos elementos físicos e químicos das águas minerais. Através de diversas técnicas pode encontrar alívio para a mente e para o corpo, já que as indicações terapêuticas do termalismo são diversas. Reumatismo e afeções do aparelho locomotor, doenças vasculares periféricas, asma brônquica, bronquite crónica e enfisema pulmonar, problemas de estômago e intestinos, diabetesobesidade e hipertensão arterial são alguns exemplos.

A resposta a este tratamento varia de pessoa para pessoa e também de acordo com o tipo e duração do mesmo. Mas é garantido que frequentar uma estância termal será sempre uma mais-valia para o seu bem-estar, pois tem a oportunidade de proporcionar a si próprio o benefício de um período de repouso, envolvido por uma paisagem relaxante, e experimentando sensações novas e estímulos diferentes. Pode “mimar-se” com diversas técnicas/tratamentos que vão proporcionar ao seu corpo uma verdadeira sensação de bem-estar. Sente-se tentado? Inspire-se, experimente e vai ver que vai gostar.

Benefícios de saúde das termas

Absorção de minerais: a dieta e estilo de vida pobres pode levar a que muitas pessoas tenham deficiências minerais. As termas possuem uma quantidade infinita de minerais importantes na saúde, que incluem, lítio, potássio, magnésio, boro, cálcio, cloreto, sódio, sulfato, manganês, ferro, sílica, zinco, flúor, fosfato, nitrogénio, entre outros. Assim, durante o banho estes minerais podem ser absorvidos e proporcionar diversos benefícios para a saúde.

Circulação: devido a uma temperatura de água mais elevada, os vasos sanguíneos expandem-se e aumentam o fluxo sanguíneo em todo o corpo, o que pode ajudar a baixar a pressão sanguínea.

Questões músculo-esqueléticas: a imersão pode reduzir as articulações inchadas e ajudar na artrite e dor muscular.

Pele: as propriedades antibacterianas e alta acidez podem ajudar no tratamento das irritações e infeções cutâneas, mas também a reduzir a vermelhidão e comichão do eczema e psoríase. Além disso, também podem ter um efeito de limpeza, ajudando a deixar a pele mais bonita e suave.

Desintoxicar: o aumento da circulação devido à temperatura quente da água ajuda libertar substâncias tóxicas do organismo, encorajando a cura.

Relaxamento: as águas entre a gama de 37°C - 40°C ajudam a estimular o nervo parassimpático, fazendo com que o ritmo cardíaco abrande e o corpo relaxe. A sensação de flutuação ajuda a diminuir o stress

Perda de peso: as temperaturas elevadas das águas podem ajudar a queimar cerca de 140 calorias por hora. É uma maneira fácil de perder um peso extra.

Aliviar a Dor: segundo um estudo publicado na Journal of Environmental and Public Health, as águas quentes podem ajudar a aliviar a fadiga e a dor. Isto porque, o calor diminui a função dos recetores da dor no corpo, o que permite uma pausa generalizada da mesma.

Dormir melhor: o contraste entre o calor do banho e a frescura do quarto de dormir deverá relaxar o corpo num abrir e fechar de olhos.

Indicações terapêuticas do termalismo

  • Reumatismo e afeções do aparelho locomotor.
  • Infeção urinária.
  • Litíase renal.
  • Asma brônquica, bronquite crónica e enfisema pulmonar.
  • Fígado e vias biliares.
  • Dermatose.
  • Doenças vasculares periféricas.
  • Afeções ginecológicas.
  • Alergias cutâneas.
  • Doenças do estômago e dos intestinos.
  • Diabetes, obesidade.
  • Hipertensão arterial.

Para fugir do stress do seu dia a dia e para encontrar sossego, as termas são o ideal para si. Num ambiente de descontração, relaxamento e com profissionais especializados, não existe sítio melhor para tratar de si. Aproveite!

Sabia que:

  • Portugal tem uma certa tradição em termalismo. Atualmente, existem cerca de 40 estâncias termais no ativo.
  • Com o interesse crescente por técnicas mais naturais, suaves, e relaxantes, o termalismo (ou crenoterapia) tem crescido em todo o mundo.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados