Cancro da mama: prevenir sempre!

Cancro
Última atualização: 21/02/2023
  • A realização do autoexame mamário regularmente é muito importante na prevenção do cancro da mama e na identificação precoce de nódulos indetetáveis na mama. Este é um exame simples, que poderá ser realizado no momento do duche.
  • No caso de identificar sinais ou sintomas de alerta, como por exemplo, corrimento mamilar, pele em forma de casa de laranja, mama inchada, massa firme fixa na mama ou axila, durante o autoexame, deverá entrar em contacto com o seu médico.
  • Além do autoexame mamário, também é necessário e indispensável a mamografia, um exame periódico realizado por um médico, devendo este ser anual, no mínimo.

O autoexame é um precioso aliado no combate ao cancro da mama. Deverá ser considerado essencial na sua agenda pessoal para evitar problemas maiores a longo prazo. Se é uma das inúmeras mulheres que ainda não sabe bem como fazê-lo, damos-lhe aqui todas as dicas para encaixar na sua rotina.

Podem já ter ouvido falar do assunto, podem até conhecer alguém com um diagnóstico de carcinoma mamário, até sabem que existe um dia mundial da prevenção do cancro da mama, mas a verdade é esta: a grande maioria das mulheres portuguesas não faz o autoexame da mama regularmente.

É importante lembrar que o cancro da mama, segundo a American Cancer Society, é a forma de cancro mais comum entre as mulheres, correspondendo à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal são detetados anualmente cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, sendo que 1.800 mulheres morrem com esta doença. Desta forma, se o cancro for diagnosticado e tratado precocemente, as taxas de cura elevam os 90%. É, por isso, urgente tomar consciência de que a prevenção pode ser a nossa grande aliada! A descoberta de um nódulo mamário é para a mulher motivo de grande angústia. É um motivo de temor que vira o seu mundo do avesso num segundo. A descoberta do nódulo é rapidamente associada a um diagnóstico de carcinoma apesar de muitos nódulos não serem malignos. Sempre que detetar qualquer alteração ao nível mamário esta deverá ser comunicada ao seu médico. Ele é a pessoa indicada para fazer o diagnóstico da situação.
Lembre-se que o autoexame da mama deve ser algo rotineiro para si, pois graças a este gesto pode salvar a sua vida.

Com que frequência deve ser feito o autoexame da mama?

Tendo em conta, a BreastCancer Information and Support, o autoexame deverá ser realizado todos os meses pela própria mulher e tendo em atenção os seguintes pontos:

- Caso seja menstruada, fazer a palpação sete dias após a menstruação;

- Caso esteja na menopausa, marcar um dia à escolha no calendário.

A regularidade de execução deste autoexame é importante na medida em que permite conhecer bem as características mamárias e identificar as suas alterações, já que muitas delas são caraterísticas da fase do ciclo menstrual. Além destas, também ocorrem mudanças ao longo de vida da mulher e que são essenciais o seu reconhecimento.

Um exame simples

Inicie o autoexame da mama olhando para ambas as mamas em frente do espelho, comparando o seu volume, reparando se existem assimetrias. É também importante reparar se existem quaisquer alterações na forma da mama ou do mamilo. Pressione ligeiramente o mamilo e verifique se há saída de líquido. Repita estas observações colocando as mãos na cintura, fazendo pressão de modo a contrair os músculos do peito.

Aproveitando enquanto toma duche, levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça. Comece por palpar a mama esquerda com a ponta dos dedos da mão direita (indicador, médio e anelar), partindo dos quadrantes mais externos e evoluindo de forma circular por todo o peito com especial atenção ao quadrante superior externo. Palpe também a axila. Repita com a mão esquerda para a mama direita, elevando o braço direito.
Para realizar uma palpação deitada de costas, apoie os ombros numa almofada e repita os movimentos realizados no duche.
Apesar de muito importante, o autoexame da mama não deverá substituir a realização de exames periódicos nem a observação pelo médico que deve ser, no mínimo, anual.

A mamografia é sempre necessária

A mamografia é um exame com grande importância na prevenção do cancro da mama, pois assinala nódulos indetetáveis apenas com a palpação.

Uma das razões mais frequentes para se realizar a mamografia é o rastreio do cancro da mama, que se deve fazer com alguma periodicidade, na presença ou ausência de sintomas. As mulheres com idades entre os 40 e os 50 anos deverão realizar uma mamografia de 2 em 2 anos. A partir dos 50 anos poderá manter essa periodicidade ou passar a anual sempre que se justifique por indicação médica.

Descobrir um nódulo não significa, à primeira vista, que se tem um cancro na mama. Na verdade, a maioria desses nódulos são benignos. De facto, a existência de um espessamento situado num local da mama pode ser um nódulo. Habitualmente surge num dos lados e a menstruação pode torná-lo mais evidente. Esta situação é muito comum e na maioria das vezes está associada a uma afeção benigna como a doença fibroquística (desenvolvimento do tecido fibroso e formações quísticas no peito, cujas manifestações consistem no aparecimento de nódulos e dores).

Tenha atenção a estes sinais de alerta:

  • Corrimento mamilar espontâneo, transparente ou sanguinolenta;
  • Assimetria excessiva;
  • Pele em forma de casca de laranja em qualquer área da mama;
  • Zona de depressão da pele da mama ou do mamilo, de instalação recente;
  • Mama inchada, vermelha ou quente;
  • Ferida na pele da mama, sem ter havido traumatismo que a justifique;
  • Qualquer massa firme fixa na mama ou axilas.

O diagnóstico de um cancro da mama é devastador, mas ao esconder a doença, ao isolar-se dos que a rodeiam, não está a lutar contra ela mas a estimulá-la.

No caso de identificar alguma destas alterações ou questões relacionadas com o seu autoexame mamário, partilhe com os seus familiares mais chegados e, com o apoio dos que lhe são mais queridos, procure ajuda médica.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados