Salada de atum especial
- Delicie-se com esta receita prática e saborosa. Saborosa e nutritiva para toda a família.
- O atum é um dos peixes mais nutritivos e consumidos mundialmente.
- Além de comer saudável ainda pode aprender curiosidades sobre o atum e o feijão-verde.
O sabor intenso do atum de conserva e a suavidade da batata cozida despertam o paladar para a frescura da alface e do feijão-verde.
Salada de atum especial
Ingredientes
1 lata de atum em posta
4 batatas
Alface a gosto
1 tomate (da sua quapdade preferida)
200g de feijão-verde
1 colher de chá de estragão seco
Azeite q.b
Sal e pimenta q.b
Preparação | 30 minutos
> Escorra o atum.
> Coza as batatas e o feijão-verde com um pouco de sal. Deixe arrefecer e corte às rodelas.
> Depois de lavar, corte a alface em jupana e o tomate às rodelas (ao meio se preferir tomate da quapdade “cereja”).
> Coloque a alface e os restantes legumes numa tigela. Tempere com azeite, sal, pimenta e junte o estragão. Misture cuidadosamente.
> Por fim, junte o atum e mexa o menos possível para não se desmanchar.
> Retifique os temperos e guarde no frigorífico.
Uma fonte de ómega 3 natural e saborosa:
Os peixes azuis são conhecidos por serem uma fonte de ómega 3 e de ácidos gordos que trazem vários benefícios à saúde. Na lista de peixes azuis, temos o atum, talvez um dos peixes mais consumidos mundialmente.
O seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde, tais como:
1. Promove a saúde cardiovascular
Prevenindo a probabilidade de ocorrer enfartes ou outros eventos cardíacos. Até mesmo de derrames cerebrais.
2. Baixa a tensão arterial- ajudando a controlar quadros de hipertensão
Por garantir uma melhor circulação sanguínea por ser uma fonte de ferro e reduzir a pressão arterial, o ómega 3 presente no peixe também diminui as chances de hipertensão e, consequentemente, riscos de AVC e outros problemas ligados ao coração.
3. Ajuda a saúde cerebral
Por ter vitaminas do complexo B na sua composição, o atum também traz benefícios específicos para o cérebro. Dado que esses nutrientes conseguem agir diretamente no sistema nervoso central, trazendo melhorias para a cognição e memória. Além disso, esses nutrientes também melhoram o metabolismo e ainda garantem mais energia para o corpo.
4. Melhora o Sistema imunitário
Outra vantagem do atum está no fato de ele ter substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico - como a vitamina C e o zinco, por exemplo. Rico em antioxidantes, ele desempenha um importante papel na defesa do organismo, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células e geram diversas doenças, como o cancro.
Poder nutricional do feijão verde
A leguminosa tem propriedades importantes para o nosso corpo, como vitaminas do complexo B e minerais. Podendo ser utilizado em saladas ou em pratos quentes, o feijão verde é um alimento altamente nutritivo, contendo ácido fólico, vitamina C, e várias fibras e minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo.
1. Ação antioxidante
Poder antioxidante natural, retardando o envelhecimento precoce das células e combatendo a ação dos radicais livres no organismo. A vagem ainda contém luteína, uma substância aliada nesse combate que beneficia a saúde da pele e ainda previne as doenças como cancro e cataratas.
2. Combate à anemia
A leguminosa é uma boa fonte de ferro, mineral responsável por fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como a anemia, por exemplo.
3. Previne a diabetes:
A vagem pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo as possibilidades da pessoa desenvolver diabetes.
Sabia que?
- Existem várias espécies de atum, sendo cerca de 8 espécies diferentes.
- Para além de ser consumido fresco, o atum é também uma importante matéria-prima para a indústria conserveira. Em Portugal, esta indústria começou a florescer desde o final do século XIX.
- O feijão verde é originário da América Central, a leguminosa foi levada para a Europa no século XVI, de onde foi distribuída para outros continentes.
- O feijão é um dos alimentos mais antigos do mundo, as primeiras plantas de feijão tiveram origem aproximadamente 10000 a.C.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: