A presença de sangue nas fezes não é uma doença em si, mas um sinal que pode indicar várias patologias distintas no aparelho digestivo. A sua coloração pode fornecer alguns indícios quanto à eventual origem do problema: por exemplo um tom mais vivo pode dever-se a uma hemorragia na zona do ânus, se for mais escuro pode ser um sinal de lesão num ponto superior do aparelho digestivo.

sangue nas fezes O sangue nas fezes pode ser um sinal de várias doenças.

Embora seja muitas vezes provocado por situações benignas, como as hemorroidas, este sintoma requer avaliação médica pois pode ser o primeiro sinal de doenças graves como o cancro.

Causas de Sangue nas Fezes

  • Hemorroidas – uma característica da doença hemorroidária é a hemorragia durante ou após a dejeção (sangue nas fezes ou no papel higiénico).
  • Diarreia.
  • Fissuras no ânus.
  • Úlcera do estômago ou duodeno.
  • Pólipos no cólon.
  • Cancro do cólon e do reto – tumor maligno que afeta o intestino grosso.
  • Colite ulcerosa – doença inflamatória crónica do intestino grosso.
  • Diverticulose – doença da parede intestinal.
  • Doença de Crohn – patologia inflamatória crónica do intestino.

Sintomas do Sangue nas Fezes

A presença de sangue nas fezes é um sinal que deve ser avaliado por um médico, uma vez que pode estar associado a problemas graves no aparelho digestivo. Pode apresentar várias formas:

  • Sangue de cor viva.
  • Sangue de cor vermelho acastanhado.
  • Fezes escuras (aspeto semelhante ao da borra de café) e com odor intenso, também denominadas melenas.

Por vezes, a perda de sangue pode ser tão reduzida que é apenas detetada por um teste muito simples às fezes, designada por pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Tratamento de Sangue nas Fezes

Perante este sintoma, o médico assistente faz o diagnóstico mediante exame clínico, mas pode requerer outros exames – endoscopia digestiva ou colonoscopia – e análises como a pesquisa de sangue oculto nas fezes.
O tratamento e acompanhamento médico dependem da patologia na origem do aparecimento de sangue nas fezes.

A presença de sangue nas fezes pode ser sinal de cancro do cólon, que é hoje uma patologia evitável. Para o efeito, existe o rastreio do cancro do cólon que deverá ser realizado a partir dos 50 anos a todos os indivíduos sem história familiar e mais cedo nos indivíduos com familiares diretos com esta patologia.

O rastreio é feito através da pesquisa anual de sangue oculto nas fezes ou, preferencialmente, colonoscopia que poderá ter espaçamentos temporais diferentes consoante a existência, ou não, de pólipos.

Artigo revisto e validado pela especialista em Medicina Geral e Familiar Isabel Braizinha.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados