Mãos e braços: poupe-os!
- As mãos e braços executam centenas de gestos por dia, podendo estes movimentos levar a uma lesão por acumulação.
- São indicadas quais os riscos, o que não fazer e como prevenir este tipo de lesões, assim como os exercícios certos a realizar.
- É destacada a importância de fazer pausas e de evitar executar movimentos repetitivos.
- Também são referidas as 5 lesões mais comuns: tendinite, tenossinovite, síndrome do túnel cárpico, epicondilite, dedo branco.
O que não deve fazer
Dobrar o pulso, levantar o braço acima da cabeça ou trabalhar com o cotovelo numa posição desconfortável – movimentos que executa várias vezes, todos os dias, podem provocar uma lesão por acumulação.
As pessoas que repetem todos os dias os mesmos gestos com a mão ou o braço correm o risco de vir a sofrer de lesão por acumulação.
Como se processa a lesão por acumulação?
A mão e o braço são constituídos por músculos, nervos, tendões e ossos e permitem-lhe executar centenas de gestos diferentes exigidas no seu emprego e fora dele. No entanto, gestos repetidos, acompanhados por movimentos rápidos e vigorosos, em posições incorretas, e durante um período de tempo considerável, acabam quase sempre por provocar uma lesão de repetição (The Lancet Journal). O uso excessivo da mão e do braço, sem lhes proporcionar uma pausa, aumenta as hipóteses de lesão. Resultado? Dor e dificuldade em executar movimentos.
O que não deve fazer
Utilizar mais força do que a necessária ou repetir muitas vezes alguns gestos. Da mesma forma, quando coloca o braço e a mão em posições nas quais sente desconforto, está a exercer uma pressão desnecessária sobre os nervos, músculos e tendões. O tempo é outro fator significativo. Se executa os mesmos movimentos durante dias, meses ou anos, vai certamente ser vítima da lesão por acumulação. Da mesma forma, se não repousa o suficiente, a sua mão e o seu braço não podem recuperar do esforço e da pressão, o que também pode causar uma lesão por acumulação.
Como prevenir as lesões
Da postura
do seu corpo enquanto trabalha depende a posição dos seus pulsos e das suas mãos. Para trabalhar corretamente, sente-se ou permaneça de pé com os braços e os
pulsos sempre numa posição natural, ou seja, que não cause desconforto. Certifique-se de que o seu pulso está na
horizontal relativamente ao braço (posição neutra) enquanto trabalha. Evite dobrá-lo, esticá-lo ou torcê-lo durante
longos períodos de tempo, para não exercer uma pressão desnecessária sobre o punho ou a mão.
Mãos, pulsos e braços
Para evitar lesões por acumulação no pulso e na mão, escolha utensílios apropriados e aprenda a usá-los devidamente.
Na medida do possível, use a mão toda ao manipular um objeto, evitando esforçar os dedos. E, para que cada tarefa
seja mais suave, trabalhe com as duas mãos.
Ao levantar pesos, dobre os cotovelos e mantenha-os junto ao
corpo. Dessa forma, reduzirá a quantidade de força necessária à execução da tarefa, exigindo menos ao ombro e
exercendo menos pressão sobre ele. Sempre que possível, levante um objeto de cada vez.
Lesões: prevenir e recuperar
Para evitar ou recuperar de uma lesão existem alguns exercícios simples que podem ser muito benéficos. O exercício ajuda a evitar a evolução da lesão, corrigindo os movimentos e compensando os erros. E ao aumentar a sua força e resistência, estará a proteger a sua saúde e poderá sentir-se melhor durante mais tempo.
Prevenir as lesões: os exercícios certos
Mantenha a flexibilidade
A flexão e extensão da mão e do braço ajudam-no a manter ou restaurar a correção dos movimentos.
1 - Flexão do pulso: Coloque o pulso na horizontal e baixe-o.
2 - Extensão do pulso: Coloque o pulso na posição horizontal e eleve-o.
3 - Rotações do pulso: Sem mexer o cotovelo, rode o pulso; palma da mão para cima, palma da mão para baixo.
4 - Rodar os cotovelos: Estique os braços e rode-os, primeiro para a frente, depois para trás.
5 - Enrolar o pulso: Coloque o antebraço sobre o tampo de uma mesa, com o pulso junto à borda. Segure o peso e enrole o pulso na direção do seu braço. Desenrole lentamente (tonificam e aumentam a força muscular).
6 - Apertar uma bola de borracha: Aperte com força uma bola de borracha nos dedos. Descontraia (tonificam e aumentam a força muscular).
7 - Levantar pesos: Comece por estender o braço na horizontal à altura do ombro, em seguida estenda-o em frente, depois coloque-o na vertical, ao lado do corpo (tonificam e aumentam a força muscular).
Saiba mais…
Faça pausas…Uma das melhores formas de aliviar os sintomas da lesão por acumulação é descansar o braço ou a mão. Entre um e outro gesto repetitivo, dê às partes da sua mão, que trabalham excessivamente, tempo para se recuperarem.
5 lesões muito comuns… a evitar!
1 - Tendinite: É a inflamação dolorosa dos tendões e ocorre quando há inflamação num dos quatro tendões da articulação do ombro. Os sintomas incluem dor, inchaço, tensão e falta de força na mão, no cotovelo ou no ombro, além de rigidez e redução da amplitude de movimentos.
2 -Tenossinovite: Inchaço de um tendão e da bainha que o envolve. Os sintomas incluem, além de inchaço, tensão e dor na mão ou no braço.
3 - Síndrome do túnel cárpico: É provocada por excesso de pressão sobre o nervo mediano do pulso, comprimindo-o. Os sintomas incluem dormência, formigueiro, uma sensação de ardor e dor no pulso (em especial durante a noite).
4 - Epicondilite: Resulta da inflamação dos tendões do cotovelo. Os sintomas incluem dor no cotovelo acompanhada de algum inchaço e falta de força. É também chamada “cotovelo do tenista”, por ocorrer frequentemente entre os que praticam este deporto.
5 - Dedo branco: Ocorre quando há lesão nos vasos sanguíneos dos dedos. Os sintomas incluem alteração na cor do dedo, dormência, ardor e formigueiro no dedo.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: