O que é a Fisioterapia Neurológica?

Saúde e Medicina
Última atualização: 31/08/2023
  • A Fisioterapia Neurológica atua na prevenção e tratamento de várias patologias do foro neurológico.
  • Qualquer condição neurológica que afete o movimento e a capacidade física pode ser tratada através desta especialidade.
  • As técnicas utilizadas consistem em exercícios terapêuticos específicos e direcionados para a reabilitação neurológica.
fisioterapia

Esta especialidade trata pessoas com distúrbios do movimento, controlo postural e função decorrentes de uma condição que afeta o Sistema Nervoso.

O que é?

A Fisioterapia Neurológica é uma especialidade da Fisioterapia que atua na prevenção e tratamento de várias patologias do foro neurológico.

Esta especialidade trata pessoas com distúrbios do movimento, controlo postural e função decorrentes de uma condição que afeta o Sistema Nervoso. Estas condições manifestam-se, frequentemente, como fraqueza muscular, desequilíbrio, alterações sensoriais, perda de capacidade funcional, tremores e movimento descoordenado.

Os objetivos da Fisioterapia Neurológica são:

  • potenciar a recuperação do indivíduo;
  • melhorar ou restaurar a função motora e sensorial;
  • promover a adaptação à sua nova condição;
  • prevenir o desenvolvimento de sequelas decorrentes da doença/lesão (fraqueza muscular, rigidez, espasticidade, entre outras);
  • proporcionar ao utente o máximo na sua funcionalidade e autonomia;
  • melhorar o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo, e dos seus familiares e/ou cuidadores.

Que patologias trata?

Qualquer condição neurológica que afete o movimento e a capacidade física pode ser tratada através de Fisioterapia Neurológica.

São diversas as situações em que a Fisioterapia Neurológica pode intervir, algumas das patologias neurológicas tratadas por esta especialidade são: acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo crânio encefálico (TCE), paralisia Facial, paralisia Cerebral, Síndrome de Down, paraplegia/tetraplegia/lesões vertebro-medulares, esclerose lateral amiotrófica (ELA), esclerose múltipla, doença de Parkinson e Alzheimer, lesões dos nervos periféricos, doenças neuromusculares, entre outras.

Quais os benefícios?

A Fisioterapia Neurológica tem como benefícios:

  • Potenciar a força, a flexibilidade e a coordenação motora;
  • Melhorar a mobilidade das articulações;
  • Promover o equilíbrio, as transferências e a marcha;
  • Melhorar o controlo postural;
  • Controlar ou eliminar a dor, como acontece por exemplo a dor no ombro após AVC, a dor cervical no doente com Parkinson;
  • Promover as atividades de vida diária de forma autónoma e independente;
  • Potenciar atividades específicas de lazer ou laborais;
  • Aumentar a autoeficácia na gestão da doença;
  • Reduzir a ansiedade e depressão relacionada com o impacto da patologia.

Esta especialidade da Fisioterapia visa potenciar a capacidade motora e funcionalidade perdidas ou afetadas, promovendo a autonomia e bem-estar, de forma a atingir a máxima qualidade de vida.

Como funciona?

O cérebro é capaz de perder e formar novas conexões, um fenómeno chamado de neuroplasticidade. A Fisioterapia Neurológica é diferente da Fisioterapia tradicional na medida em que através dessa capacidade do cérebro, ajuda à aquisição ou reaquisição de tarefas e habilidades.

As técnicas utilizadas consistem em exercícios terapêuticos específicos e direcionados para a reabilitação neurológica pois promovem-se estratégias que vão estimular a plasticidade cerebral, recorrendo ou não a alguns aparelhos de apoio ao tratamento.

Os tratamentos podem ser aplicados em adultos e idosos, bem como em bebés e crianças, tendo em conta a patologia e técnicas a aplicar em cada faixa etária. Cada pessoa com uma condição neurológica necessita de cuidados diferentes. Os tratamentos são individuais, mediante avaliação prévia, e focados nos sintomas, necessidades específicas e objetivos dos indivíduos de forma a maximizar os resultados da reabilitação.

Na avaliação prévia, identificam-se as limitações, criam-se objetivos individuais e estrutura-se um plano de tratamento com base na condição de cada pessoa.

A intervenção pode englobar a reeducação postural e do equilíbrio corporal, pilates clínico direcionado para o doente neurológico, treino de marcha, condicionamento físico adaptado, estimulação elétrica neuromuscular (EENM/ FES), e técnicas especializadas de cinesioterapia.

A Fisioterapia Neurológica pode ser realizada individualmente, como quando a postura deve ser melhorada ou uma pessoa precisa de reaprender a andar, ficar de pé ou sentar-se. Outras tarefas, como caminhadas e exercícios moderados, podem ser realizadas em grupo para criar um ambiente mais positivo e tornar a reabilitação mais agradável.

Dependendo da extensão da disfunção motora, podem ser prescritos auxiliares de mobilidade, como andador ou cadeira de rodas especializada.

A reabilitação dependerá da extensão do dano cerebral, das sessões de fisioterapia neurológica, mas também, da atitude e força de vontade do indivíduo afetado. Neste processo, seja nas sessões de tratamento, seja no ambiente doméstico, os cuidadores e familiares são essenciais para a motivação e evolução de cada pessoa.

Caso precise de apoio desta especialidade, pode consultar a nossa Rede Médica.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados